UA-29861581-1 Leão do Norte Xadrez: O MATCH SONOLENTO

Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de maio de 2012

O MATCH SONOLENTO


Campeonato Mundial de Xadrez















A disputa do título do campeonato mundial de xadrez 2012, entre Anand e Gelfand encontra-se na quarta partida, quatro empates.
Apesar da "dureza" do match, vez que o match segue empatado, aparentemente os participantes estão muito mais com um "excesso de cuidado" do que com dificuldade de vencer.
Desde da Reunificação do título mundial, este é o quarto match valendo pelo título mundial e é, sem dúvida, o mais monótono.

No Match Anand x Kramnik, o indiano jogou de forma bastante agressiva, forçando o erro do adversário e deixando o adversário sempre em posições de tensão.
Já contra Topalov, o atual campeão mundial foi capaz de jogar pacientemente, aguardando o adversário cometer algum erro de cálculo para fulminar o match.
Por sua vez, contra Gelfand, na atual disputa pelo título, o detentor do título está, mais uma vez, renovando sua estratégia. 
Sabendo que a diferença de jogo entre ele e Gelfand em partidas rápidas é absurda (o histórico apresenta 16 vitórias contra apenas 1 do desafiante), Anand está levando o match com tranquilidade, sem correr riscos desnecessários, sabendo que, em caso de empate, ele terá uma ampla vantagem para os confrontos de partidas rápidas. 
Quem tem que correr atrás de vitórias durante as partidas pensadas é Gelfand. No entanto o desafiante tem um estilo de jogo bastante passivo, que aguarda bastante o erro do adversário. Dificilmente se vê uma partida onde Gelfand leva para posições cheias de armadilhas táticas.
Aparamente a estratégia de Gelfand é conduzir o match com tranquilidade, sem pressão. Para arriscar a vitória em uma ou outra partida. Condensar seus esforços em uma partida.

Assim, este Match está sendo pra lá de monótono. Não está sendo um match de 12 partidas, mas sim apenas uma partida, dividida em 12 partes, e estas partes inciais... que tédio!


MATCH AO VIVO: A PARTIR DAS 8H DA MANHÃ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário