UA-29861581-1 Leão do Norte Xadrez: Entrevista exclusiva com o Mestre Internacional Yago Santiago

Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

Entrevista exclusiva com o Mestre Internacional Yago Santiago

Esta é a primeira entrevista que Yago dá ao Brasil depois de se tornar o primeiro Mestre Internacional da História do Nordeste. Ela foi respondida enquanto ele está participando do Pan-Americano de Xadrez em São Paulo. 

Quem conhece Yago de perto, pode observar algumas caraterísticas interessantes que alguém que não convive pode chegar a notar. Mas gostaria de destacar que o pensamento claro e lógico dele são impressionantes, muitas vezes vi isso evidenciado em análises de posições em que ele percebia golpes táticos e sutilezas dificílimas com grande velocidade.

E é bem pitoresco dele e característico o interesse por assuntos dos mais variados, ele cisma de comprar livros do nada, e se põe a lê-los dias e dias, até esquecendo das preparações no xadrez. De Francis Bacon à Bolsa de Valores, Biografias, certa vez cismou forte e resolveu ler umas 3 biografias do Warren Buffet. Taí a entrevista, com algumas fotos que circulam pouco pela net, curtinha, pra não atrapalhar ele por lá. 




 1. Caro MI Yago, obrigado pela entrevista, primeiro gostaríamos de apresentá-lo:




a. onde você nasceu, tem irmãos ? se sim, eles também jogam xadrez ?
Nascido em Recife, Tenho duas irmãs que só chegaram a conhecer o movimento das peças mas nunca demonstraram maior interesse.


b. como foi apresentado ao xadrez.
Meu pai me ensinou o movimento dos peões quando eu tinha mais ou menos 8 anos, gostei, ai fui atrás do resto do jogo pelos meus amigos que sabiam as regras e o movimento de todas as peças.


c. quais foram seus primeiros sucessos jogando xadrez.
Acredito que alguns pernambucanos de categoria e torneios rápidos e relâmpagos que haviam com certa frequência em Recife e em 2007 foi quando tudo realmente ''começou'' com a classificação para a final do Brasileiro daquele ano.




2. O ambiente em seu estado foi propício para o desenvolvimento do seu talento ? As condições foram favoráveis ?
Com certeza, Principalmente pela iniciativa de Carlos Capivara e Henrique Bezerra que eram quem mais faziam torneios quando eu era mais novo.


3. Você hoje é um profissional de Xadrez ? Como você planeja seu calendário de torneios ?
Sim. Nos últimos tempos tinha adotado uma estratégia de jogar o máximo de torneios possíveis para tentar acelerar o processo para virar MI, Com o título devo escolher melhor os torneios que vou jogar a partir de agora.


4. Para um observador externo houve a impressão de que nos últimos anos você tentou mudar seu estilo. Isso é verdade?

Se houve, não foi premeditado, o que eu fiz foi tentar melhorar meu jogo independentemente de estar mudando ou não o estilo.


5. Eu considero que você seja um dos jogadores de xadrez mais ativos hoje no Nordeste.
Aonde você pretende chegar, quais são agora seus objetivos ?

Meu objetivo desde o começo sempre foi chegar a GM e ser profissional de xadrez.




6. Quem você considera o maior jogador de seu país em todos os tempos ? e o mais talentoso ?
Mequinho para ambas as perguntas.


7. Você se prepara psicologicamente para os torneios ?
Na medida do possível sim.


8. Há algum jogador brasileiro contra o qual você não se sente confortável ?
Vários, rsrs.


9. Como foi a noite que antecedeu a partida decisiva pelo título de MI ?
Poucas horas de sono e muita expectativa.


10. Após terminada a partida, conte-nos exatamente que se sucedeu, você teve consciência da conquista em termos históricos, o que se passava em sua cabeça ?
Fui ao quarto do meu grande amigo MI Evandro Barbosa, dei a notícia , ele me parabenizou conversamos um pouco de como tudo tinha dado certo mesmo depois do
começo desastroso de ambos no torneio. Fui para o hotel encontrar com minha namorada e a partir dai foi só festa.


11. O que você hoje considera que foi decisivo para o seu jogo evoluir ao nível de Mestre Internacional, coisa que nenhum jogador antes tinha conseguido morando no Nordeste,
o que você teve que eles não tiveram ?

Acho que a minha combatividade e disposição para jogar todas as partidas sempre para vencer fizeram alguma diferença.


12. Você já teve aulas com o GM Mareco, e nos últimos 12 meses tem apresentado uma evolução bastante significativa em seu jogo,
vencendo ativos e pensados em São Paulo, você poderia nos fazer uma avaliação sobre Yago hoje ? o que falta para você dar o "pulo do gato" e chegar ao próximo nível, Grande Mestre ?

Sim tive algumas aulas, que foram bem poucas perto do que seria ideal. O Yago de hoje é bem mais responsável do que o de outros tempos, isso já fez uma diferença incrível.
E sobre o pulo do gato acredito que não há outro caminho a não ser o de muito estudo, esforço e dedicação.


13. Anand é o melhor jogador do Mundo hoje ?
Para mim Hoje é o Carlsen.


14.O Mundial sub-20 da Grécia está se aproximando, você faz idéia de como fará para ir participar ? Como as pessoas poderiam lhe ajudar ? Você quer deixar seus contatos
para possíveis patrocinadores ?

A única maneira de que eu participe é conseguindo patrocínio, já que passagem e hospedagem são extremamente caros. Qualquer ajuda é bem vinda, Meu contato é yagosantiago1704@hotmail.com




15. Qual sua visão hoje sobre o xadrez brasileiro, qual o melhor jogador em atuação no Brasil ?
Tem evoluído bastante, Atualmente acho que fica entre Vescovi, Leitão, Milos e Fier, sendo por fase a decisão de quem está melhor.


16. Existe vida pós-xadrez ? O que você costuma fazer quando não está envolvido com o jogo ?
Gosto muito de jogar poker, sair com os amigos, tomar umas e outras, ouvir música, assistir filme, ler, entre outras coisas.



17. Por qual equipe de futebol você torce ?
Sport Club do Recife


18. Ainda sobre futebol no Brasil, qual o maior jogador de todos os tempos, tirando Pelé, claro.
Para mim é o Ronaldo Fenômeno.


19. Kasparov ou Fischer ? Por quê ?
Kasparov para mim é tão claro que me sinto no direito de não explicar, rsrs.



20. Gostaria que você detalhasse quais pessoas foram importantes na sua carreira e está livre o espaço para agradecimentos e para
que você possa discorrer sobre qualquer tema de seu interesse. Obrigado mais uma vez ! A entrevista será publicada no blog: www.leaodonorte64.blogspot.com



Meu pai que me ensinou o jogo e me levou aos primeiros torneios, Meu primeiro professor de xadrez, o Ricardo de caruaru, Henrique Bezerra com o qual eu tive várias aulas de xadrez e boas conversas sobre a vida, meus amigos e minha família que sempre me apoiaram, minha namorada a qual me deu muuita força e foi extremamente importante em todos os meus recentes resultados e por último e longe de ser o menos importante, você, Roberto calheiros que me fez evoluir muito não só no xadrez mas ainda mais na vida, seus conselhos loucos são gravados e usados ( com sucesso diga-se de passagem) instantaneamente por mim, Muito obrigado!


No mais é isso, foi um grande prazer dar essa entrevista.
Grande Abraço para todos os Leitores do blog


Yago Santiago.

Final do Brasileiro 2007

12 comentários:

  1. Parabéns novamente amor! eu sei do esforço que vc faz pra jogar longe de casa e da força que vc tem sempre! eu te acho super talentoso e sabia que isto em algum momento ia chegar :)
    Estou com vc sempre, te amo!
    Flor.

    ResponderExcluir
  2. Parabens com mt esforço se consegue td.......

    ResponderExcluir
  3. Parabéns é claro que toda comunidade enxadristica esta muito feliz, por mais um futuro GM no Brasil... Felicidades. Adriano Cunha

    ResponderExcluir
  4. Talvez, esteja errado, mas, o Yago não é o primeiro MI do Nordeste, pois o Rafael Leitão(maranhense) foi MI, o Andre Diamant(cearense) também MI e acredito que o Luismar Brito também já conseguiu as normas para MI.Caso esteja errado me corrija

    Att.

    Fábio

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Yago!!Desejo que sejas GM em breve, especialmente depois de seu depoimento que estás mais responsável e consciente de que estudando e se esforçando, tudo pode acontecer. Tenho a certeza que este desejo é de todo o Pernambuco e de que todos estão contigo.

    Quanto ao feito histórico que o Yago realizou quero comentar que sim, ele é o primeiro MI do nordeste visto que o Rafael Leitão, o André Diamant e o Helder Câmara foram MIs jogando e residindo no fora do nordeste e o Luismar Brito, por enquanto, está como MF, onde acho que irá ser MI em breve, pela força que tem.

    Yago, um Abraço e que venha o título de GM!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Yago. Continua a torcida para vc chegar a GM, assim como o Evandro e o Molina. Julio Lapertosa

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Lembro-me bem quando Yago pisou certa vez na Academia de Xadrez de Marco Asfora.
    Ele era bem pequeninho, mal tocava com os pés no chão quando estava sentado.
    Seu pai ficava ali, observando tudo de perto. Quem diria que aquele garoto seria um dia MI(Mestre Internacional)!! É, Pernambuco sempre foi um celeiro de fortes jogadores! Sempre! Ser campeão Pernambucano nunca foi fácil, principalmente devido ao contingente de bons jogadores. E ser MI, poxa, é algo meio que inimaginável para alguém que continua morando aqui no Nordeste, como bem disse Sérgio Murilo. Você é um jogador realmente muito forte, tem muito talento e é um bom menino. Meus parabéns! Você merece!
    Torço por todos os Pernambucanos, principalmente por você e Vinícius Tiné,
    pois acompanhei o crescimento dos dois bem de perto. Você, no meu entender,
    tem um estilo de jogo posicional mas sempre buscando o tático. Fica logo querendo entrar nos golpes táticos(nas confusões do jogo). Pelo menos é a impressão que eu tenho. É isso, Yago... Sucesso em todos os sentidos. Outra coisa, só não gostei de sua resposta com relação ao melhor jogador do mundo...rsrsrs.
    Ribamar Neves

    14 de julho de 2012 02:01

    ResponderExcluir
  9. Parabéns yago, mesmo longe sempre acompanhei seus resultados, seu jeito agressivo de jogar as partidas, isso sempre me motivou a estudar, viajar, representa o estado. Muitas vezes quando estou desmotivado no xadrez, sempre procuro ver por onde você anda olho, algumas partidas e isso me da força pra seguir enfrente. Admiro muito você, Sua capacidade força de vontade. Foi graças a você que eu fui considerado o terceiro melhor do nordeste em 2010. Sucesso pra vc.

    Abraço

    Atenciosamente: Rafael Cabral

    ResponderExcluir
  10. parabens yago, mas acho que jogo muito mas que vc, jonathan.

    ResponderExcluir